Introdução

Olá, sejam bem vindos a exposição O romantismo no Brasil pelo olhar de uma criança. As peças que vocês verão aqui foram todas produzidas em um contexto de isolamento social devido ao covid 19, com aulas virtuais, peças produzidas em casa e algumas em formato semi presencial. As obras são de alunos do Projeto Educarte.

Nossos artistas são crianças e adolescentes entre 08 a 15 anos de idade, estudantes da rede pública e moradoras do bairro de Santa Cruz, zona oeste da Cidade do Rio de janeiro. Essa é uma realização do Atelier Social Ecoar das Artes Eliete Gomes, com o patrocínio da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e a empresa Ternium Brasil.

O tema desenvolvido nessa exposição é o romantismo no Brasil pelo Olhar de uma criança. Os alunos do projeto ao longo de 6 meses estudaram sobre o Romantismo e suas características. Aprenderam sobre os principais pintores e escritores brasileiros desse movimento, e refletiram nas artes expostas aqui, o conteúdo estudado.

Nessa exposição você verá, releitura de telas de artistas como Almeida Junior, Agostinho da mota, Vitor Meirelles e muitos outros, além de peças artísticas que remetem ao tempo do movimento Romântico e poesias criadas pelos alunos com base nos autores estudados.

Aluno Thiago maia, iniciando o processo de criação de tela que está na exposição.

Fernanda Candeias, gerente de relações com a comunidade da Ternium e Eliete Gomes, idealizadora do projeto Educarte, assinam em 11/11/2011 o acordo de parceria do projeto.

Aluno do projeto Educarte, Moisés Bizarelo criando uma das telas da exposição.

Para navegar na exposição, utilize os botões abaixo: