ECOAR

Sobre o projeto

O projeto Educarte  foi criado há 09 anos no dia 11 de Novembro de 2011 e existe para assegurar os direitos da criança e do adolescente, para  proporcionar desenvolvimento social através de ações educativas, visando complementar o aprendizado na matemática, leitura e escrita e ampliar seu horizonte cultural, gerando autoestima e crescimento humano e social. 

Além disso, possibilitar que crianças e adolescente do Bairro de Santa Cruz, tenham o contato direto com a arte e cultura, que adquiram conhecimento e percepção de mundo e aprendam no convívio do projeto a respeitar a diversidade cultural, a respeitar todo e qualquer indivíduo independente de cor, raça, gênero ou religião. 

O Projeto Educarte propicia um espaço de sonhos e o exercício de uma liberdade dentro da educação construindo juntos, professores e educandos, um ambiente democrático de disseminação de valores e de anseios para um mundo melhor. Constitui-se em um espaço privilegiado de interações onde se reproduzem as relações sociais, onde os alunos essencialmente interagem com o objeto de conhecimento.

Como funciona:

O projeto Educarte Trabalha com três frentes que estão interligadas: 

Reforço escolar

reforço em língua portuguesa e matemática

Oficinas

realização de oficinas de artes visuais

Exposições

realização de exposições artísticas

As crianças e adolescentes matriculados, estudam de segunda a sexta feira, no período de contra turno escolar. De 08hs às 11hs no turno da manhã e de 14hs às 17hs no turno da tarde. No projeto eles recebem em dias alternados as aulas de reforço e as oficinas de artes visuais. 
 
Durante as oficinas de artes visuais são produzidas peças artísticas que são expostas nas exposições artísticas realizadas pelo Projeto ao fim do ano letivo. 
 
Toda dinâmica do projeto é realizada por meio da arte. No reforço escolar por exemplo, as disciplinas são apresentadas de forma lúdica, trazendo arte como ingrediente fundamental para o aprendizado. 
 
Além disso, o projeto conta com voluntários em psicologia para auxiliar os alunos que por ele são atendidos.

Metodologia

As aulas no Projeto Educarte acontecem de segunda a sexta feira no contra  turno escolar. De 08hs às 11hs para o turno da manha e de 14hs as 17hs para o turno da tarde. 

Segundas, Quartas e Sextas, acontecem o reforço de português e matemática. Terças e quintas acontecem às oficinas de artes visuais. 

Ao ingressar no projeto o aluno passa por uma avaliação de diagnose, para que a equipe pedagógica identifique as maiores dificuldades da criança.

As oficinas de arte

As oficinas de artes são ministradas em dois dias da semana e por meio do Educarte as crianças têm contato com o universo das artes visuais e com a História da Arte, abrangendo vida e obra de diversos artistas nacionais e internacionais. A equipe do projeto define os artistas renomados que inspirarão o trabalho do ano letivo. São estudados artistas como:

histórias de sucesso

Julia de Jesus Caires de 16 anos, entrou no projeto Educarte quando ainda tinha 9 anos de idade. Julia era uma menina carinhosa, esforçada e de poucas palavras, ela ficou no projeto durante 4 anos, até completar seus 13 anos de idade, quando necessitou sair porque como seus pais estavam trabalhando e não tinham mais como trazê-la ao projeto. Os anos passaram e quando Julia completou 15 anos de idade e iniciaria no ensino médio, Julia se deparou com a dificuldade de encontrar vagas disponíveis nas escolas públicas. Imediatamente sua mãe procurou a equipe Educarte que prontamente recebeu sua ex aluna para que ela não ficasse ociosa em casa, enquanto não conseguia vaga em uma escola. Ao mesmo tempo, Eliete Gomes, coordenadora do projeto, buscava soluções para que Julia fosse inserida em uma unidade de ensino regular. Depois de um tempo Julia consegui a vaga e depois de alguns meses frequentando novamente o educarte e por conviver com toda nossa equipe de educação e desfrutar das experiências vividas em nosso projeto, Julia Caries decidiu fazer o curso Normal e se tornar professora. Hoje ela estuda em uma escola de formação de professores e nos horários vagos é voluntária no projeto Educarte, auxiliando as professoras na educação de nossos alunos.

Temos orgulho da tragetória que Julia tem trilhado na vida e na educação.

Moises de Oliveira Silva Bizarello de 15 anos, entrou no projeto Educarte quando ainda tinha 10 anos de idade. Moises é um menino alegre e simpático que logo foi fazendo amizades e ganhando a simpatia de todos. No Educarte Moises descobriu seu grande talento para Pintura, através do projeto conquistou uma bolsa de estudos de 100% com o Artista plástico e membro da Academia Brasileia de Belas Artes, Carlos Magno.
A pintura de Moises já conquistou o coração de alguns membros da equipe de Direção da empresa patrocinadora do Projeto, e por esse motivo tem algumas de suas telas espalhadas pelo mundo.