ECOAR

Sobre a Fundadora

Eliete Gomes Mendes é acadêmica da academia brasileira de belas artes, Possui curso de habilitação em nível superior (História da arte: os principais conceitos e Técnicas de Estudo da Pintura e escultura) pelas Faculdades Integradas Simonsen, além da graduação em Pedagogia, pelo Centro Universitário da Cidade (RJ). Pós – graduação em Artes visuais – Estácio (RJ) e mestrado em Estudos Contemporâneos das Artes Visuais, pela UFF (RJ). Professora de Educação Artística pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, de 1974 a 1988. Arte Educadora pelo Governo do Município do Rio de Janeiro de 1976 a 1984. Professora de Artes na Sociedade Cunha Mello de Educação e Cultura Social, de 1992 a 2005. Coordenadora de Artes e Coordenadora Geral dos Conselhos Escolares na Secretaria de Educação e Cultura de Itaguaí, de 1990 a 2013. Recebeu os prêmios “Diploma de Excelência” – MEC, pela coordenação dos conselhos escolares no município de Itaguaí (2009) e o “Selo de Excelência” – DGE – Departamento de ensino da secretaria municipal de Itaguaí (2011). Desde de 2009, até hoje é Vice presidente, Diretora e Coordenadora do Atelier Social Ecoar das Artes Eliete Gomes Ecoar.

A associação foi fundada a partir do desejo da fundadora Eliete Gomes Mendes em contribuir com o desenvolvimento educacional e social das crianças carentes de seu bairro. Eliete trabalhou mais de 40 anos na rede pública de ensino e com toda essa vivência percebeu as defasagens nos sistema de educação e as dificuldades encontradas pelos alunos em aprender. Diante dessa experiência, Eliete decide abrir o Atelier Social Ecoar das Artes Eliete Gomes, como um espaço de vivência, que permite à criança se desenvolver cognitiva e socialmente.

O Atelier Social Ecoar das Artes Eliete Gomes teve origem na minha imensa paixão pelas Artes. Muitos foram os “nãos” que encontrei ao longo do caminho, mas em momento algum me deixei desanimar. Unida ao meu filho na mesma consonância, determinados a realizar um sonho, construímos o Atelier, com muitas lutas e desafios, nunca esquecendo o essencial em nossas vidas, o acreditar.

Tendo como patronos, meus avós, Antônio Porto Gomes e Mariana Cândida Gomes, que muito  acreditaram em meu potencial, passei para meu filho, Rodrigo Gomes, seus ensinamento e valores que permitiram que ele também acreditasse em seu potencial, sempre com a meta de fortalecer cada vez mais nossa família para que ela se torne um laboratório do amor. Isso é o que eu espero passar também para as famílias das crianças que frequentam o atelier, a crença de que suas crianças têm imenso valor e talentos que precisam ser incentivados e valorizados.


- ELIETE GOMES MENDES