ECOAR

Quem somos

O Atelier Social Ecoar das Artes Eliete Gomes – Ecoar é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 02 de abril de 2009. Conforme seu estatuto social, a instituição atende crianças e adolescentes em situação de risco ou não, trabalhando a cidadania, resgate da autoestima, investindo em projetos sociais. 
 
A associação foi fundada a partir do desejo da fundadora Eliete Gomes Mendes em contribuir através da arte e da educação com o desenvolvimento educacional e social das crianças carentes de seu bairro. Eliete é Professora, Pedagoga, possui formação superior em História da Arte e é acadêmica da Academia Brasileira de Belas artes. Trabalhou mais de 40  anos na rede pública de ensino e com toda essa vivência percebeu as defasagens nos sistema de educação e as dificuldades encontradas pelos alunos em aprender. Diante dessa experiência, Eliete decide abrir o Atelier Social Ecoar das Artes Eliete Gomes, como um espaço de vivência, que permite à criança se desenvolver cognitiva e socialmente. 
 
A instituição é certificada pelo CMDCA (Conselho Municipal do Direito da Criança e Adolescente) e possui título de utilidade pública Municipal do Rio de Janeiro. 
 
O Atelier Social promove projetos voltados para arte e educação como aulas de reforço escolar, oficinais de artes visuais e realiza exposições de artes gratuitas para a comunidade. 
 
O Público alvo da organização, são crianças e adolescentes entre 8 á 15 anos de idade, moradoras do Bairro de Santa cruz e que sejam estudantes da rede pública de ensino. 
 
As crianças aqui assistidas desenvolvem peças artísticas que posteriormente são expostas para a comunidade. Em 11 anos de existência, 12 exposições já foram realizadas no bairro de Santa Cruz, dando oportunidade à mais de 4.500 pessoas a terem acesso ao acervo produzido por crianças e adolescentes da comunidade. 
 
Mais de 800 crianças já foram beneficiadas pelo projeto ao longo desses 11 anos, atualmente 50 crianças são contempladas através do Projeto Educarte. 
 
Aproximadamente 150 adultos já foram beneficiados por meio dos cursos aqui oferecidos e centenas de famílias são alcançadas indiretamente. 
 
Com o passar dos anos a Instituição se solidificou e conquistou seu espaço. Hoje é reconhecida por seu grande trabalho em toda a comunidade, escolas, conselho Tutelares e órgãos públicos e privados.

Nossa missão

Contribuir para o fortalecimento da sensibilidade e do caráter do indivíduo, criando um sentimento de identidade com a Nação e com o Planeta, através da experiência criativa, estética, mantendo o sonho artístico de cada um como fator necessário para uma melhor qualidade de vida.

Nossa visão

Ser referência como agente de transformação social para jovens crianças e adolescentes, fazendo-os reconhecer seu valor e ampliando seus potenciais, melhorando sua integração familiar e social no presente e sua atuação profissional no futuro.

Nossas crenças e valores

  1. • Cooperação e respeito: A cooperação e o respeito são essenciais à boa convivência;
• Ética: A ética deve estar presente em todas as relações interpessoais; 
• União: É através do esforço coletivo que atingimos os objetivos propostos; 
• Excelência: Para se alcançar a qualidade na Educação optamos pela excelência no trabalho realizado; 
• Gestão democrática: Com a união de todos, alcançaremos uma gestão democrática e participativa para o bom desenvolvimento do Educando.

Objetivos Organizacionais

• Respeitar a integridade e os direitos das crianças e adolescentes, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas;

• Proporcionar o direito das crianças e adolescentes, de brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil; 

• Proporcionar às crianças acesso aos bens socioculturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas à: expressão, comunicação, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética; 

• Oferecer um espaço de socialização das crianças por meio da sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem discriminação de espécie alguma; 

• Atender aos cuidados essenciais associados à sobrevivência e ao desenvolvimento de sua identidade; 

• Incentivo ao adolescente a permanência na escola com frequência regular e melhora no aproveitamento do aprendizado. 

• Contribuir para formação estética dos educandos. Promovendo a socialização da arte e da cultura, através dos conteúdos aplicados de forma lúdica; 

• Considerar a arte como prática social nos ambientes institucionalizados. 

• Contextualizar o trabalho educativo em arte com caráter intencional e com suporte teórico. Articulando o fazer, o conhecer e o exprimir entre todo o ensino da arte contextualizado; 

• Desenvolver a sensibilidade estética possibilitando ao educando apreciar, criar, refletir e elaborar seus próprios sentidos com relação ao mundo.

Nossa história

Tendo sede própria, assim que legalizada a associação passou a atender a comunidade, com aulas de reforço escolar e oficinas artísticas, para crianças moradoras da região, matriculadas na rede publica de ensino e que possuíam dificuldades de aprendizagem. No começo a equipe era composta apenas de voluntários, além de professores, psicólogos e fonoaudiólogos, que também disponibilizavam seu tempo para atender as 40 crianças matriculadas. 
 
Em 2010, além do atendimento às crianças, foram realizados cursos de capacitação para professores da rede Estadual, Municipal e Privada de ensino, com a missão de contribuir para o fortalecimento dos conhecimentos dos professores. E cursos de artesanato, aberto às mulheres da comunidade com objetivo de fortalecer o orçamento doméstico. 
 
Em Julho de 2011, a Instituição recebe a visita de um representante da siderúrgica Thyssenkrupp CSA. Na ocasião, a empresa recém instalada na zona industrial do bairro de Santa Cruz, procurava projetos sociais para apoiar, foi quando então, o Atelier Social se inscreveu no edital desta empresa, foi aprovado e passou a receber recursos financeiros para continuar seu trabalho. Nasce o Projeto Educarte, com aulas de reforço escolar, artesanato, história da arte e artes visuais, além de atendimentos psicológicos, psicopedagógicos e fonoaudiológicos. As atividades passaram a funcionar de segunda a sexta no contra turno escolar atendendo 120 crianças da rede municipal de ensino  e tendo uma equipe contratada e não mais voluntária. 
 
Diversas exposições artísticas foram organizadas e realizadas pelo Atelier Social ao longo dos anos. As exposições foram os resultados dos trabalhos artísticos desenvolvidos pelas crianças durante as oficinas de artes visuais. Todas as exposições foram abertas ao público, buscando valorizar a arte local e os artistas mirins desenvolvidos pelo projeto. 
 
Cursos de capacitação para professores, e de artesanato para comunidade, embora com menos frequência, continuaram a ser realizados pela organização. 
 
Em 2014, 2015 e 2020 foi aprovada na Lei Rouanet, podendo captar recursos no ano de 2015 e 2016 e 2020. Foi também aprovada na Lei de Incentivo Municipal à Cultura nos anos de 2016, 2017, 2018 e 2019 ISS e conseguiu captar recursos com a RIP, para 2017 e com a Empresa Ternium para 2019 e 2020. 
 
Hoje, após 11 anos, a organização permanece realizando um trabalho de desenvolvimento social, educativo e cultural promovendo uma educação de qualidade para o bairro de Santa Cruz e adjacência, atendendo 50 crianças da rede pública de ensino, gerando valor cultural e contribuindo com a construção de uma sociedade mais justa para todos.